domingo, 8 de junho de 2008

Qualidade de Vida: Práticas de exercícios físicos

Antes de falar dos benéficos para saúde, é importante diferenciar atividade física do exercício físico. Atividade física envolve trabalho muscular, já o exercício se pratica de forma regular, por exemplo, correr, nadar. Quando o exercício é feito com o objetivo de desempenho, chamamos de treinamento; e se tem o objetivo de melhoria para a saúde e da qualidade de vida, chamamos de condicionamento.

Explicadas as diferenças, podemos dizer dos benefícios gerados, tanto para terceira quanto para qualquer idade, na prática do exercício físico. É fundamental para a saúde do corpo, e para terceira idade melhor ainda - visto que nessa idade, as principais causas de acidentes estão relacionadas à falta de equilíbrio, fraqueza muscular e desordens visuais.
O exercício contribui na prevenção das quedas por meio do fortalecimento dos músculos das pernas e costas, melhora os reflexos e a mobilidade, incrementa a flexibilidade e ainda diminui o risco de doença cardiovasculares. Além disso, a prática de se exercitar diminui a depressão e melhora a auto-estima.

Mas antes de começar a fazer qualquer um exercício físico, é importante procurar um médico .

O site usado foi:

Nenhum comentário: